Projeto Arquitetônico
- O projeto arquitetônico, consiste quando você possui um terreno e deseja construir (seja uma obra residencial ou comercial). Você irá precisar da ajuda de um arquiteto para projetar e estudar o terreno em questão (localização, dimensão, topografia, empecilhos, como o sol se comporta dentro do terreno, a legislação municipal, etc.) pois tudo isso, interfere na elaboração da edificação como um todo.
- O arquiteto – devidamente credenciado pelo CAU, levando em consideração o conhecimento em diversas áreas, irá buscar a melhor disposição de todos os ambientes desejados pelo proprietário dentro do lote; irá compor a fachada, etc. Além disso, ele identifica antecipadamente possíveis problemas futuros (trazendo economia para a obra, evitando assim o desperdício e gastos desnecessários).
- O projeto, deve observar e atender as normas da ABNT (instituição brasileira que padroniza normas de produtos e serviços para que eles garantam confiabilidade, segurança e eficiência) e as exigências contidas nas leis do município onde a obra será realizada.
– É constituído por 4 etapas:
1º – Estudo preliminar/ Estudo 2D: É o conceito do projeto de acordo com as necessidades do cliente.
2º Anteprojeto/ Estudo 3D: É o aprofundamento do estudo, é aqui que vemos as cores, texturas, acabamentos, alturas, etc.
3º Projeto Legal: É o projeto para aprovação enviado à Prefeitura para que a construção seja autorizada.
4º Projeto Executivo: São todas as informações técnicas necessárias para a perfeita execução da obra. É um detalhamento e complemento das informações do projeto.
Design de Interiores / Reforma
O projeto de interiores, se limita ao interno e não pode ser feita nenhuma alteração estrutural dentro do ambiente.
São mudanças mais estéticas como a decoração, a disposição dos móveis (layout), projeto dos móveis planejados, escolha dos acabamentos, iluminação, paginação de piso, detalhamentos, especificações, etc.
É um projeto mais pensado para a sua rotina.
– É constituído por 3 etapas:
1º Estudo preliminar/ Estudo 2D: É o conceito do projeto de acordo com as necessidades do cliente.
2º Anteprojeto/ Estudo 3D: É o aprofundamento do estudo, é aqui que vemos as cores, texturas, acabamentos, alturas, etc.
3º Projeto Executivo: São todas as informações técnicas necessárias para a perfeita execução da obra. É um detalhamento e complemento das informações do projeto.
- Projetos residenciais:
Quem nunca desejou a casa dos sonhos? Um lugar onde você se sinta bem, feliz, confortável, conectado com ela, aproveitando dos benefícios que a evolução (modernidade) pode te oferecer, além de contribuir com a segurança da família e a conservação do imóvel.
Se eu te perguntar se você já teve ou conhece alguém que tenha tido uma experiencia desagradável com uma casa, com certeza a resposta será: sim! Não é mesmo? (um posicionamento de tomadas inadequado com a falta ou o exagero na quantidade; paredes tortas – fora de esquadro; escultar tudo o que o seu vizinho está fazendo; problemas com umidade; mofo; revestimento que não lhe agrada, etc) são muitos os exemplos desagradáveis, não é? Mas fique tranquilo, nós podemos te ajudar a mudar essa situação!
Um projeto residencial, nos proporciona o melhor aproveitamento dos espaços, sensação de amplitude (através de técnicas utilizadas), melhor disposição dos móveis dentro do ambiente, bem estar, etc.
- Projetos comerciais:
Muitos comerciantes entenderam a importância de oferecer um estabelecimento adequado, organizado, atrativo, confortável e que passe credibilidade aos clientes. Mantendo-os assim, interessados pela ótima experiência ao consumidor na sua loja (uma vez que o consumidor está cada vez mais exigente).
Afinal de contas, quem nunca teve uma experiencia desagradável em uma loja? Seja com os funcionários, o atendimento, ou o próprio espaço físico? (um bom exemplo, é nos dias de calor, quando você entra em uma loja e ela está tão quente que você não vê a hora de sair e correr para uma que tenha um conforto térmico melhor).
O design do estabelecimento comercial, influencia muito na tomada de decisão do consumidor pois ele tem uma percepção que pode ser boa ou ruim em relação aos produtos/serviços que precisa.
Ter um projeto comercial, te ajuda a se destacar em meio a concorrência, mostrando que sua marca é única e trazendo uma identidade visual muito bem trabalhada, uma vez que todos os pontos foram pensados no projeto e feito exclusivamente para o seu estabelecimento (boa circulação, cores agradáveis, iluminação adequada, boa sensação térmica, apresentação da marca no ambiente, fácil visibilidade dos produtos, acessibilidade, conforto, etc).
O projeto comercial, é um investimento que te dará retorno a curto prazo. É a peça fundamental para que a imagem da sua marca seja transmitida de acordo com a identidade e valores da empresa com as características do seu público alvo.
- Projeto coorporativo:
O projeto coorporativo é destinado as empresas que desejam construir um ambiente agradável, harmônico, funcional e confortável aos seus colaboradores; pois eles entendem a importância de que ter um ambiente de trabalho assim, aumenta a produtividade e consequentemente o seu faturamento – uma vez que hoje em dia, para você se destacar no ambiente empresarial, é necessário que a sua empresa esteja apta as mudanças, transformações e readequações.
Com certeza, ou você já trabalhou ou conhece alguém que tenha trabalhado em uma empresa onde o ambiente de trabalho não era adequado aos funcionários, influenciando na insatisfação com o trabalho e os deixando desmotivados (seja um ambiente com iluminação inadequada, muito quente, uma cadeira desconfortável, com uma decoração sóbria, falta de ergonomia nos mobiliários, etc). Os colaboradores costumam passar mais tempo no trabalho do que na própria casa. Proporcionar um ambiente confortável é essencial para eles e para o seu negócio.
Para um bom projeto corporativo, é necessário avaliar e conhecer a sua empresa a fundo (missão, visão, valores, etc). Além, do espaço disponível para projetar um ambiente eficaz, seguro e moderno (dependendo da imagem corporativa que você deseja passar). O projeto te ajuda a economizar (evitando compras desnecessárias e desperdício de materiais) e definir um estilo que condiz com o seu modelo de negócio com um design funcional te destacando no mundo administrativo (com uma boa climatização, iluminação, acústica, infraestrutura, ergonomia, acessibilidade, escolha dos materiais adequados, etc) todos esses aspectos, precisam estar integrados e se relacionarem fortemente com a imagem, a marca, a visão, e os valores da organização.
Projeto de móveis planejados
Criar e personalizar móveis de acordo com o espaço disponível no ambiente e as necessidades do cliente.
Vantagens:
– Variedade muito grande de textura, cores, acabamentos, puxadores, forma de abertura e fechamento das portas, iluminação, podendo ser personalizado do seu jeito;
– São ótimos para espaços pequenos (onde você tem que aproveitar cada canto) e também para espaços maiores (para compor melhor o ambiente);
– Aproveitamento total dos espaços;
– Para paredes fora de esquadro, os planejados é a melhor opção para esconder alguma imperfeição.
Maquete eletrônica 3D
Criação de ambientes virtuais simulando a realidade para a visualização prévia do projeto antes da execução.
Consultoria de todos os serviços prestados
É um diagnóstico e formulação da solução para o problema em questão.
Projeto Estrutural (concreto armado)
É um dos projetos mais importantes de uma obra, tem uma ligação direta com o projeto arquitetônico (pois é um complemento dele).
É o responsável pelo dimensionamento de todos os elementos que fazem parte da estrutura de uma edificação (pilares, vigas, lajes, etc).
Aprovação de projetos na Prefeitura
É a aprovação do projeto arquitetônico junto a prefeitura.
Alvará de construção com acompanhamento de obra
Somos responsáveis pela sua obra do início ao fim. É uma licença para construir, depois que o projeto for aprovado, é solicitado o alvará e iniciado o acompanhamento da obra.
Ampliação de imóveis
É quando existe modificação da área que ainda não foi apresentada à prefeitura, podendo acarretar na notificação e cobrança de multa.
Regularização de imóveis
– Quando o imóvel foi construído sem projeto, sem alvará e sem o habite-se;
– Quando o imóvel foi construído fora das exigências solicitadas pela prefeitura (negligenciando a aprovação do projeto);
– Quando o imóvel sofreu ampliação e não foi regularizado.
O imóvel irregular pode ter o valor de IPTU mais alto, é um imóvel desvalorizado (pois não está registrado conforme a situação atual, não consta construção, somente terreno), e caso precise ser financiado pelo banco, não aceita o financiamento. Se você está construindo sem projeto e sem a autorização da prefeitura, você pode ser multado a qualquer instante, sendo notificada a obra e embargada (pois toda obra precisa de um responsável técnico).
Habite – se / Carta de regularização / Certidão de regularização / Termo de regularização / Carta de ocupação
Depois da construção (de acordo com a norma), é necessária uma carta que atesta que esse imóvel pode ser habitado, sem essa carta, seu imóvel está irregular.
Certidão para demolir
Solicitação (com projeto) na prefeitura para demolir o imóvel em questão.
Desmembramento/desdobro
Quando você tem um lote/casa e deseja dividir, tornando assim, 2 terrenos/ casas (se possível).
Remembramento
Quando você tem dois lotes ou mais e deseja juntar.
Usucapião
O Usucapião nada mais é que a aquisição de um bem pelo seu uso durante um certo tempo. Ele está previsto no artigo 183 da Constituição Federal e no artigo 1.240 do Código Civil (CC), a ação de usucapião especial de imóvel urbano possibilita o reconhecimento do direito ao domínio em favor da pessoa que possa adquirir a propriedade de um bem, seja móvel ou imóvel, pelo uso por um determinado tempo, sem interrupção, e desde que cumpra os requisitos exigidos pela lei.
CND Receita Federal
Também conhecida como Certidão Negativa de Débitos de Obra é uma certidão de regularidade fiscal de obra de construção civil que certifica a regularidade dos pagamentos de contribuições sociais referentes a uma obra inscrita no Cadastro Nacional de Obras (CNO) e regularizada pelo serviço eletrônico para aferição de obra (Sero). Toda construção que passa pelo processo de averbação no Cartório de Registro de Imóveis deve ser feito para emitir uma certidão negativa de débitos.
Serviço de cartório
Existem inúmeros serviços de cartório dentre eles destacam-se a averbação do imóvel no cartório. Essa é a última etapa de uma regularização de imóveis.
Execução e gerenciamento de obras e reformas
O gerenciamento e execução de obra vai muito além de visitas periódicas nas obras ou reformas. Ele visa fazer a otimização e viabilidade dos recursos contemplando a pesquisa de preços de materiais, prazos de entrega, discriminação das características dos materiais e coordenação de equipes terceirizadas, garantindo assim o cumprimento do cronograma pré-estabelecido.
Vistoria
É um processo preventivo, no qual é verificada as condições de segurança e qualidade dos elementos construtivos de uma obra ou reformas. Essa ação age como um diagnóstico primordial na prevenção de erros de projeto ou execução, amparando a execução e gerenciamento de obras e reformas.
Vistoria cautelar
A vistoria cautelar é uma ação tomada por parte da vizinhança ou do proprietário da obra, onde visa documentar a situação das edificações no entorno da obra, prevenindo assim qualquer eventual processo decorrente da obra, uma vez que ela demonstrará a real situação dos imóveis antes do início da obra.