Porta de abrir: É a mais conhecida. Possui dobradiças verticais no canto e geralmente quando aberta, sua folha fica encostada em uma parede, facilitando assim a composição do layout no ambiente. Ocupa um bom espaço no ambiente para a sua abertura.
Porta de correr: Desliza sobre um trilho, onde a folha da porta se desloca paralelamente a parede. Ocupando um espaço muito menor no ambiente, ideal para espaços pequenos.
Porta pivotante: Possui um pivô e a folha gira em torno dele. Muito comum em portas de acesso a residência (principal) sai um pouco dos padrões em relação as medidas, pois costumam ser mais altas e largas. Quando aberta, sua folha não encosta em nenhum dos lados.
Porta veneziana: Permite a circulação de ar para o ambiente interno (através de suas frestas) mesmo quando fechada. É muito utilizada em locais onde não tem uma ventilação muito grande e gostaria de ter uma troca de ar.
Porta balcão: Possui uma folha de vedação e outra de ventilação independentes entre si. Podem ser em qualquer formato das anteriores (abrir/ correr). Mais comum em sacada de quartos, normalmente de vidro e alumínio ou madeira.
Porta bang-bang: Muito conhecida no uso de salões, bares, cozinhas nos filmes de faroeste. É uma porta de separação de ambientes e não de fechamento/ segurança. É formada por duas folhas, onde cada uma é fixada a um batente e conforme você passa ela facilita a sua passagem.
Porta sanfonada: Possui o movimento similar a uma sanfona. Ela se dobra várias vezes para abrir. Esteticamente simples e com vida útil mais curta.
Porta camarão: Muito parecida com a sanfonada pois também funciona com o sistema de dobras. Porém, a quantidade de dobras costuma ser menor e a qualidade das portas é maior.
Porta holandesa: É dividida horizontalmente na folha da porta, deixando com duas partes independentes entre si. Podendo deixa a parte inferior fechada e a superior aberta (servindo como uma janela).Normalmente é utilizada na porta que dá acesso ao quintal e é muito interessante para controlar a entrada e saída de animais ou crianças pequenas.